Papo cabeça: Desafio do balde de gelo, solidariedade ou modinha?


A moda agora é... postar vídeo no Instagram, derramando um balde de água com gelo sobre a cabeça. Ao menos, entre os famosos. Foi algo que me deixou surpresa, num primeiro momento mas que em seguida, começou a pesar sobre meus ombros devido aos pensamentos que resolveram me inundar. Isto mesmo, porque fiquei tão ou mais entusiasmada que os famosos. Isso se deve ao fato de que vi em uma matéria, quais seriam os objetivos de tal ação, arrecadar dinheiro para a campanha da ALS Association que visa chamar a atenção da sociedade para a esclerose lateral amiotrófica - uma doença degenerativa do sistema nervoso, ainda sem cura. O que me surpreendeu no entanto, não foram os motivos por trás da campanha e sim que ano passado, a mesma arrecadou apenas US$1,8 milhões e que até agora, segundo dados divulgados pela associação, já está com US$15,6 milhões acumulados. O motivo por trás de tamanha diferença está na divulgação dos vídeos no Instagram, postados por famosos do mundo todo.

Mark Zuckemberg, criador do Facebook

É superficial demais para mim, pensar que a campanha só se tornou conhecida por conta disso. E que grande parte dos famosos só resolveu aderir a mesma, como forma de se auto-promover ainda mais. Ou seja, em que patamar a futilidade tem atingido nós seres humanos? Por que, ao ver um ídolo teen, ou jogador de futebol aderir a uma causa, nos tornamos mais propensos a aceitar que há um determinado grupo social, precisando de ajuda?

Bill Gates

No entanto, penso que, se este é o único modo de atrair a atenção das pessoas, que seja usado e passado adiante. Espero ao menos, que isto seja apenas um incentivo, para que estas pessoas ajudem mais e mais causas sociais e que não somente fiquem presas, à uma modinha ou influência social. Desejo do fundo do meu coração, que este tal desafio do balde de gelo não passe por você apenas como um vídeo engraçadinho de um famoso sendo encharcado e dando pulinhos para tentar espantar o choque ao frio. E que toque o seu coração, não para que adere a causa da ALS Association, mas para que abra os olhos para as muitas outras causas sociais que precisam de ajuda.

Integrantes do grupo Maroon 5

Mas e vocês, o que estão achando da campanha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#01: Super promo de Natal!

[RESENHA] Quando eu era Joe - Keren David

Tagarelando... E se eu ganhasse um milhão de dólares?